Semana Nacional da Família.
A semana nacional da família foi criada em 1992. A igreja atenta aos ataques, que a família vem sofrendo pelas rápidas e profundas transformações, bem como, a mudança de cultura, imposta pela mídia, com grande prejuízo para as famílias, viu a necessidade de um momento de reflexão sobre a família, o bem maior da sociedade. Família sadia é sinônimo de sociedade sadia; família doente sociedade doente. Por isso a necessidade de um olhar atento dirigido à família.
O contexto atual exige da igreja uma ação evangelizadora no sentido de alertar as famílias sobre sua principal missão: a única escola de educação sobre as virtudes sociais de que a sociedade tem necessidade. A família, mais que qualquer outra instituição, é o lugar privilegiado para desenvolver no coração dos filhos os valores perenes, sejam eles espirituais ou civis.
A semana nacional da família tem início no Domingo dia 14 de agosto, dia dos pais, e termina no Domingo seguinte, dia 21, com o tema: Família, pessoa e sociedade.
Na paróquia Bom Jesus de Ivaiporã, celebramos a semana nacional da família, juntamente com a novena do padroeiro, Senhor Bom Jesus. De 28 de julho à 06 de agosto. O ponto alto da novena, bem como, da semana da família, foi a presença do professor José Garcia, da cidade de Cambe. Garcia proferiu uma palestra sobre os dez mandamentos da família.
Em anexo, o tema da palestra do professor Garcia: os dez mandamentos da família.
1° Abaixo de Deus e acima de todas as outras coisas amar o cônjuge.
2° Não vulgarizar o nome do seu cônjuge.
3° Guardar um tempo para os dois e para os filhos.
4° Honrar e educar os filhos.
5° Não deixar morrer o amor que os uniu.
6° Vivenciarem a castidade matrimonial.
7°Não furtar os legítimos anseios do seu cônjuge.
8° Dizer sempre a verdade no relacionamento conjugal e familiar
9° Manter sempre a fidelidade prometida no dia do casamento
10° Não cobiçarem nada que pertença aos outros.
Professor José Garcia Gonzáles Neto, licenciado em História, Bacharel em Teologia, mestre em História pela UNESP. Lecionou no Dpto. de História da UEL, Inst. Teológico Paulo VI de Londrina-PR, Inst. Teológico Rainha dos Apóstolos de Marília-SP.
Pastoral Familiar da Paróquia Bom Jesus de Ivaiporã
Nenhum comentário:
Postar um comentário