quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Mensagem do Pe. Natalício

           Quem viaja muito, tem opOrtunidade de aprender muitas coisas. O convívio com povos diferentes ajuda a enriquecer nossa cultura. Tenho escutado muitas histórias que trazem bons conselhos e orientações. Numa viagem à Santa Catarina alguem propôs um quebra cabeça: 
                                                                                  Certo homem fazia uma viagem por uma selva. Era um caminho agreste, cheio de muitos perigos! Chegando a um certo precipício, ficou angustiado. Teria que atravessar aquelas alturas sobre uma ponte de cordas. Mas havia uma placa orientando o seguinte: Só passar uma pessoa de cada vez! Se não cumprisse aquela ordem, as cordas da ponte se romperiam. Aí aquele homem era grandão e pesava bastante, além disso carregava muita bagagem. Então, antes de passar na ponte ele sentou e ficou observando as pessoas que passavam pela ponte. Observava se passavam pessoas muito pesadas ou em duplas. Depois de observar bastante, viu que veio um homem muito gordo, com a bagagem enorme, chegou e nem olhou na placa, passou e foi embora. Diante disso, aquele homem se levamtou, pegou sua bagagem e entrou na ponte mas não consegiu passar do outro lado, a ponte caiu! Pergunta-se: Porque caiu? 
                                                                                   Como ninguem sabia responder, aquele que contou a história explicou que aquele viajante se preveniu pra não cair, olhou, observou, calculou. Entrou na ponte bem prevenido. Mas, um homem prevenido "vale por dois"! Por isso, a ordem foi desobedecida e a ponte caiu!  Achei o quebra cabeças meio fraco. Mas fez pensar sobre a questão e estar bem prevenido. Muita gente não se preocupa com isso. Leva a vida de qualquer jeito! Não observa, não calcula. Não percebe o perigo e facilmente quebra a cara. Isso parece uma síndrome da vida moderna. Mas é coisa velha! Jesus já falava disso na Parábola das Dez Virgens (Mt 25, 1-13). A parábola fala de cinco moças ajuizadas e prevenidas que aguardaram atentamente a chegada do noivo. Fala também de outras cinco moças que agiram ao contrário, não se preveniram. Não estavam preparadas quando o noivo chegou. As primeiras entraram pra festa e as últimas ficaram pra fora. (Mt 25, 1-13).
                                                                                   Pela lógica desta parábola poderíamos dizer que, metade da população é desmiolada, sem juízo e despreocupada. Tião Carreiro e Pardinho, seguindo esta lógica, afirmam que metade da mocidade está virando marginais. Porém, tenho medo que já seja mais da metade. Os mensageiros do mal são mais espertos e em maior número. Mas isso não deve nos amedrontar, podemos reverter esse placar! Devemos acreditar fortemente nesta possibilidade. Não devemos ficar apáticos, achando que não adianta mais, "Mundo Velho está perdido já não endireita mais". "A vaca já foi pro brejo". Esses pensamentos não são próprios dos Cristãos. seguidor de Jesus, nunca desanima! Ao contrário. Acredita! Insiste! Forma comunidade! Acredita que, quando duas ou mais pessoas se unem pra pedir a mesma coisa, o Pai do Céu atende! Então tenho razão de insistir: Que devemos ficar juntos na oração e unidos no trabalho...
 
 
ORAÇÃO:
 
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito!
- Fazei-nos ficar sempre prevenidos nas Coisas do Senhor!
- Libertai-nos da preguiça e da omissão!
- Não permitas que o mal testemunho de alguns contaminem os outros!
- Abençõai todo trabalho com os jovens!
- Recebei nossa gratidão por todos os jovens que são dedicados na Obra do Senhor...
                                                                                                          AMÉM!
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário