sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mensagem do Pe. Natalício

Durante um bom tempo, nos anos noventa, fui o Diretor da Pontifícias Obras Missionárias (POM) na Diocese de Apucarana. Com isso acabei participando de dois Congressos Missionários Latino Americanos (COMLA). O primeiro que participei aconteceu em Belo Horizonte-MG em 1995. Quatro anos depois, participei do outro que aconteceu na Argentina. Foi uma experiência linda. Aprendi muito e dei minha colaboração na Obra das Missões. Participei de muitas reuniões dentro do nosso Estado do Paraná e visitei muitas Paróquias de Nossa Diocese insentivando a criação dos COMIPAs (Conselho Missionário Paróquial). Gostei muito desse trabalho até porque está dentro do meu lema vocacional: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16, 15).
                                                          Entre as várias atividades da Animação Missionária, era muito bem desenvolvida a INFÂNCIA MISSIONÁRIA. É uma maneira de motivar as crianças para a obra das Missões. Desde seus primeiros anos, a pessoa humana vai tendo conhecimento dessa tarefa cristã. Lembro-me de belos grupos da IM nas Dioceses e Paróquias. Na Bom Jesus de Ivaiporã tínhamos até a missa preparada por essas crianças. Como foi importante a atuação da jovem catequista Juliana! Foi uma grande líder da Infância Misssionária. É maravilhoso e importante o trabalho com as crianças até porque são curiosas e abertas a aprendizagem. Serão futuros líderes missionários!
                                                           Certa vez, levaram crianças para Jesus abençoá-las, mas os discípulos impediam que isso acontecesse. Não sabemos porque razões. Jesus no entanto repreendeu os discípulos e acolheu as crianças. Afirmando que delas é o Reino dos Céus (Mt 19, 13-15). A ordem de Jesus pra não impedirem que as crianças chegassem a Ele, vale também hoje. É uma pena que algumas igrejas evangélicas, não permitem que algumas crianças sejam batizadas pequeninhas. Outras não fazem nenhum trabalho de catequese ou evangelização das crianças. Muitas vezes, essas crianças quando crescem ficam afastadas e desorientadas. Quero parabenizar todo trabalho que é feito no sentido de encaminharem as crianças nas coisas de Deus. A Catequese em preparação pra Primeira Eucaristia e os ensaios para a Coroação de Nossa Senhora, são alguns exemplos maravilhosos. Quantas crianças que fizeram esta experiência e hoje já adultos estão empenhadas em grandes Trabalhos Eclesiais! Lembro-me que na Infância Missionária havia umas dinâmicas interessantes, incentivando confraternização, celebração, oração e trabalho. Desde pequenas as crianças são incentivadas à vida em comunidade. Por isso continuo defendendo esta teoria: fiquemos juntos na oração e unidos no trabalho...

ORAÇÃO:

Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Santificai toda a Obra Missionária!
- Não permitas que rejeitemos as crianças!
- Santificai todo Trabalho Missionário infantil!
- Recompensai as pessoas que trabalha na Catequese!
- Acolhei nossa gratidão pelo Trabalho da Infância Missionária...
                                                                                  AMÉM!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário