sexta-feira, 12 de outubro de 2012



A imagem de Nossa Senhora Aparecida, tal como a conhecemos hj, foi encontrada no rio Paraíba em 1717.
Naquela época, para recepcionar o governador da capitania de São Vicente, alguns pescadores foram incumbidos da pesca de muitos peixes que seriam preparados para o banquete.
Diante de uma pesca frustante, permaneceram, na tentativa da pesca, apenas três dos pescadores: Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso.
As horas passavam e a redes continuavam sendo lançada em vão. Numa dessas tentativas, João Alves lançou a rede e nela encontrou o corpo, sem a cabeça, de uma pequena imagem de barro escuro. Em uma nova tentativa, pouco adiante, veio enroscado na rede a cabeça da imagem; era espantoso, já que a cabeça era menor que as malhas da rede. A imagem recolhida era de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.Após limpar e guardar as peças daquela imagem, deram continuidade a tarefa, e qual foi a surpresa, a rede veio repleta de peixe,sendo que até aquele momento não teriam pego nada.
A devoção à vigem Aparecida foi crescendo, e com a ajuda do padre Vilela foi construída uma capelinha a fim de que toda a vizinhança pudessem fazer suas orações a Nossa Senhora Aparecida.
No ano de 1954, fixou-se a data de 12 de outubro como o dia consagrado às comemorações em louvor a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, decisão q foi aprovada pela Santa Sé.
No mês de agosto de 1967, por ocasião da comemoração do 250º aniversário do resgate da imagem do rio Paraíba, o papa Paulo VI enviou uma Rosa de Ouro à padroeira do Brasil em reconhecimento às inúmeras bênçãos e graças obtidas pela sua poderosa intercessão junto a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário